staff

Joey

21 anos, 'baixista' e de casa nova.

Mafagafo

Violinista, Poeta, Aluno de oceanologia. Sem poesias por aqui por motivo de ironia maior.

Nih

18 anos, tentativa frustada de cantora e aspirante a jornalista. Estágio e cursinho. "Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios" Clarice Lispector - Por não estarem distraídos

Bitoka

18 anos, baterista, japa, aspirante a engenheiro. Não há nada que você possa fazer que não possa ser feito; Não há nada que você possa cantar que não possa ser cantado; É fácil,tudo que você precisa é amor. - John Lennon

Rick

19 anos, baterista, quimico terrorista, ironico, sonha em ver um ufo "Será que mudamos algo à nossa volta ou apenas a nós mesmos?"

Kaetanus

24 anos, Amante das formas de se expressar. Fazedor de pequenos filmes. Escrevedor de textos na mania bloguera.

Vicente

24 anos, estudante de astronomia, música e cursinho. :) Não sei por que todos me adoram se ninguém entende minhas idéias. - Albert Einstein

Isa

20 anos e gostos peculiares.

Natalia

18 anos, de lua, sádica e desocupada. Aluna de Engenharia Química nas horas vagas.

Zinja

Eclético, de música eletrônica à clássica, de forró à metal, ouve praticamente de tudo. Voltando a escrever após longas datas neste blog.

pretoO

18 anos, 'estudante' de direito, não toco nem campanhia que dira algum instrumento, adepto do 'faz o que tu queres há de ser tudo da lei' e sem mais nada legal pra colocar aqui .

Tuesday, August 5, 2008

Antoine Dufour

Um dos maiores nomes do momento em fingerstyle guitar (mais precisamente na nuance de Guitar Drifting) é o canadense Antoine Dufour. Com incríveis técnica e precisão, Antoine Dufour alia a suavidade do som do violão com algumas batidas um pouco mais agressivas, fazendo com que sua música inspire diferentes reações em seus ouvintes. A técnica de Antoine chega a impressionar: com muito uso de slaps e harmônicos naturais misturados a um dedilhado muito elaborado, passa a impressão de haver algum instrumento de percussão sendo tocado ao mesmo tempo que o violão, quando na verdade é apenas seu violão fazendo todo o trabalho.
Em algumas músicas, como Spiritual Groove, do álbum Development (2006), há uma parceria com Tommy Gauthier, violinista que consegue se aliar à música com uma sutileza difícil de descrever. Os dois instrumentos se completam de tal maneira que a música nos faz sentir uma paz no espírito.
Outra coisa a ser ressaltada em sua obra são os nomes das músicas. Spiritual Groove (algo que pode ser traduzido como melodia espirituosa) realmente nos faz sentir algo bom e espirituoso. Glimmer of Hope (uma pontinha de esperança) dá esperança em momentos que talvez não conseguíssemos tê-la. Mother (mãe) nos remete a bons momentos que passamos com nossas mães em nossas infâncias, e assim por diante.
Muitos acham sua música monótona e cansativa, por ser apenas um violão quase o tempo todo, mas vale a pena ouvir e prestar atenção na maneira como as músicas são bem trabalhadas, com uma clareza impressionante em todas as notas e acordes.
Antoine Dufour tem 3 álbuns gravados – Naissance (2004), Development (2006) e Existence (2008) e um DVD (2007), gravado em parceria com Andy McKee, todos pela gravadora Candyrat Records.
Para os que desejam conhecer seu trabalho, sugiro que prestem especial atenção nas músicas Spiritual Groove, Mother, Glimmer of Hope e Memories Of The Future (facilmente encontradas no YouTube)

6 comments:

Anonymous said...

*_____*~
ouvirei...
adro violão *o*

muuuito bom o trabalho de vcs!
Espero que faça MUITO sucesso!

Prabéns ;)

:*****

Mafagafo said...

ja tinha sido apresentado ao antoine antes... mas o post ta bem construido. pro pessoal que nao conhece vale a pena ir atras, como o joey falou o exprecionismo nas musicas é impressionante.

Nita said...

Antoine Dufour é muito bom. Para mim pelo menos é o tipo de música perfeito para se relaxar ou para servir de trilha sonora para estudar/escrever.
Adoro.

desafio.com said...

Harmonicas impossiveis.

Marcel F. Mougenot said...

Meu Deus! Post sobre algo que amo, violãoOO!!!
Curti muito!!! Fico olhando para o talento destes cara, tanto de ciração quanto execução e me pego pensando se alguns ja nascem melhores que outros... ^o)
ja conhecia-o, existem outros tbm que seria interessante comenta: Don Ross e Andy Mackee!
Abraço!

Jwy said...

Na real, o Antoine Dufour começou a tocar fingerstyle por ter ouvido Don Ross (indicação do professor dele). Ae ele e o Andy McKee são amigos e já até gravaram DVD junto e tals.
sinceramente, acho que o Antoine superou sua maior inspiração e o Andy Mckee não é O cara a ser falado, mesmo sendo muito foda.
claro que isso é minha opinião, mas sei lá..