staff

Joey

21 anos, 'baixista' e de casa nova.

Mafagafo

Violinista, Poeta, Aluno de oceanologia. Sem poesias por aqui por motivo de ironia maior.

Nih

18 anos, tentativa frustada de cantora e aspirante a jornalista. Estágio e cursinho. "Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios" Clarice Lispector - Por não estarem distraídos

Bitoka

18 anos, baterista, japa, aspirante a engenheiro. Não há nada que você possa fazer que não possa ser feito; Não há nada que você possa cantar que não possa ser cantado; É fácil,tudo que você precisa é amor. - John Lennon

Rick

19 anos, baterista, quimico terrorista, ironico, sonha em ver um ufo "Será que mudamos algo à nossa volta ou apenas a nós mesmos?"

Kaetanus

24 anos, Amante das formas de se expressar. Fazedor de pequenos filmes. Escrevedor de textos na mania bloguera.

Vicente

24 anos, estudante de astronomia, música e cursinho. :) Não sei por que todos me adoram se ninguém entende minhas idéias. - Albert Einstein

Isa

20 anos e gostos peculiares.

Natalia

18 anos, de lua, sádica e desocupada. Aluna de Engenharia Química nas horas vagas.

Zinja

Eclético, de música eletrônica à clássica, de forró à metal, ouve praticamente de tudo. Voltando a escrever após longas datas neste blog.

pretoO

18 anos, 'estudante' de direito, não toco nem campanhia que dira algum instrumento, adepto do 'faz o que tu queres há de ser tudo da lei' e sem mais nada legal pra colocar aqui .

Monday, January 26, 2009

Seu Jorge


Bom, se tem um músico que eu tenho ouvido e admirado demais do cenário nacional nesses últimos tempos, esse cara é Jorge Mário da Silva..ou Seu Jorge(Seu Jorge ganhou esse apelido de Marcelo Yuka, ex-baterista do Rappa, quando ainda fazia parte do, incrível diga-se de passagem, grupo Farofa Carioca), brasileiro, 38 anos, o cara é de uma musicalidade, um ritmo, um balanço incrivel, tudo nele merece destaque, o cara manda bem tanto como músico tanto como ator.

Nos anos 90 inicia sua incursão pelo mundo das artes: começa a estudar teatro, conhece pessoas do meio e forma a banda, já citada, Farofa Carioca no Rio de Janeiro, que logo se destacou e ganhou popularidade, é um disco MUITO sonoro, com musicas que emendam umas nas outras sem deixar intervalos para descanso..e isso não é ruim, muito pelo contrário é maravilhoso, possui a versão definitiva de São Gonça, possui letras de crítica como a inteligentissíma Moro no Brasil, Menino da central, A carne, possui músicas divertidissimas como Doidinha, A lei da bala, etc. Pórem, sentindo que o grupo começava a tomar outros rumos inicia sua carreira solo e lança seu primeiro álbum: Samba Esporte Fino de 2001, com sucessos como Carolina, Mangueira, Chega no Swing, O samba taí, Pequinês e Pitbull ao mesmo tempo Seu Jorge dava também um grande passo no cinema: sua atuação em Cidade de Deus o colocaria em destaque mundial.

E foi nesse filme que ele ficou internacionalmente conhecido, e depois participa de outros dois filmes de destaque mundial: Casa de Areia de Andrucha Waddington,e um filme do cineasta norte-americano Wes Anderson The Life Aquatic with Steve Zissou (A vida marinha de Steve Zissou). Foi nesse último que ele conseguiu mostrar sua voz interpretando canções de David Bowie. As canções que regravou do cantor camaleão inglês, fizeram sucesso que renderam um disco inteirinho com regravações de Seu jorge das canções de David Bowie.

Não ia falar desse disco agora pra não mostrar minha preferencia deste sobre os outros, mas The Life aquatic Studio Sessions, lançado em 2006, é um disco tão bom, tão bom que não tem como eu não falar um pouco mais dele, Seu jorge faz versões livres das musicas do Bowie, não, as traduções para o português não são exatas, Seu jorge mantem as melodias e o estilo, mas altera totalmente as letras, tornando assim The Life... um disco MARAVILHOSO, intrigante, intimista, um disco de voz e violão onde da pra se notar a perfeição( sim, sou tiete) da voz de Seu jorge, um disco que eu tenho ouvido várias vezes por dias durante algum tempo já, que tem me ajudado a pensar (pensar?!?) com mais clareza em algumas coisas, com destaque para Changes, Rock N' Roll Suicide, Quicksand, Queen Bitch e a hilária ( ouçam e vocês vão entender) Starman.

Bom, passado meu euforismo voltemos á programação normal "haha", em 2oo3 Seu Jorge vai a frança e grava seu novo álbum solo, Cru. Cru tem a ambientação bem proxima ao unplugged, estão presentes mostras do samba raiz como no partido alto de banquinho e violão da faixa Tive Razão, um belo pandeiro na marcação da irônica Mania de Peitão, muito romantismo nos versos de Uma Mujer e Fiore e la Cittá, e um samba acústico bem cadenciado na consciente Eu sou Favela. Outro disco imperdível.

Em 2004 seu jorge, a convite da Mtv, lança Mtv apresenta Seu Jorge, um disco incrivel com uma seleção requintada de seu repertório passando pelo funk, sambas e grooves, levando o público ao delirio com sua voz, swing e personalidasde marcante. Seu Jorge vem acompanhado de grandes músicos e convidados especiais como Paula Lima ( é, aquela jurada chata do ídolos) mas que canta como ninguem, Deus do céu que voz !!! Não tem como ficar parado assistindo esse dvd !

Em 2005 Seu jorge se une a Ana Carolina e lançam o seu Ana & Jorge, o disco obteve ótima receptvidade pelo público e críticos musicais. A música "É isso aí" atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso, lembro que na época cheguei a quase ficar com raiva dessa música de tanto que ela tocava ahahaha, o disco tem várias outras que merecem destaque como Prá rua me levar, comparsas/ O pequinês e o pitbull, Zé do caroço,entre outras .

Em 2007, ele lança América Brasil, que eu ainda não tive oportunidade de ouvir, mas que contém sucessos como Mina do Condominio, Trabalhador, Voz da massa entre outros.

Seu Jorge prova,com todos esses discos, o quanto é um artista versátil que trafega por diversos ritmos e misturas sem medo de errar. Com uma vida marcada por tragédias, como a morte do irmão Vitório em uma chacina, com Seu jorge virando um sem-teto por cerda de três anos, dentre tantas outras coisas. Com uma história de vida digna de um filme como tantos em que participou, nada mais justo do que ele chegar aonde está, ao posto de um dos melhores interpretes e compositores de samba (não só mas também) do Brasil. Salve Jorge !!!

10 comments:

Anonymous said...

adoro seu jorge! faz parte dass minhas trilhas sonoras com namorado e cunhada hahah me divirto muito ouvindo! beijo preto, otimo post

Jwy said...

realmente o cara é muito bom!
não sei se pode ser colocado no patamar de gênio, mas se não, com certeza chega muito próximo disso.
os discos valem a pena ser ouvidos mesmo (a música 'é isso aí' com a ana carolina eu acho que foi uma das únicas pisadas na bola do cara, por não ser uma música... digamos que... 'da sua categoria').

belo post, jão! (:

[]

LucianaArruda said...

Ótimo post! Jorge é 'o cara'. E pra completar: América Brasil rodou o mundo, patrocinado pela Sagatiba, unindo o útil ao agradável!
;)
Bênção, Seu Jorge, show de bola!

Anonymous said...

Opa Preto, com certeza salve Seu Jorge, grande poeta, musico, artista , enfim o cara é completo. Tenho certeza que daqui a uns 10 anos será lembrado como uma espécie de Jorge Ben ,
abração!

Jwy said...

o Jorge Ben é bom mesmo (eu curto pra caramba), só que ele não faz nada de bom há algum tempo já, e o povo continua enaltecendo ele... Nunca sai de moda...
Pq isso? hahaha

pretoO... said...

vamos e convenhamos, jorge ben é foda, o cara não uma música lenta sequer em seu repertório ,é sonoridade pra caralho e eu adoro isso,o problema é que assim como carlinhos brown ele vive de sucesso no exterior, o que faz com que ele não se preocupe tanto em fazer coisas novas aqui dentro...


eu acho .

Jwy said...

nada contra ele produzir coisas novas pra vender. e nada contra músicas lentas também (aliás eu adoro músicas lentas, mas isso não vem ao caso)...
só acho que o que ele tem feito atualmente não tem sido expressivo o suficiente pra continuar sendo enaltecido... isso não significa que ele não tá fazendo coisa boa... só acho que ele não tá fazendo as coisas maravilhosas que fazia antigamente...
mas ae, como tudo nesse blog, é uma questão de opinião...

continuemos debatendo, pq debater é sempre bacana \o
acho que vou fazer um fórum pra isso! alguém é parceiro? fórum de música? uaheuaehuaeh

pretoO... said...

foi o que eu disse,ele não ta fazendo mais coisas maravilhosas como antigamente....porque vive exatamente dessas coisas la fora, no exterior,onde compensa mais pra ele, porque aqui dentro é só um ou dois programas por ano na globo e babau, nunca mais, não compensa fazer coisas novas aqui dentro joey, onde ninguem da valor, lógico que tem toda a história dele aqui mas, dando uma de revoltado, a midia não ajuda muito né..

e o exemplo das musicas animadonas e tal, foi mais pra falar do estilo do jorge ben, e realmente tirando um cd dele com o gil, não tem uma sequer lentinha, todas animadas pra caralho. E eu tambem AMO músicas lentas.
e quanto ao fórum..to dentro :D

Jwy said...

po! mas ele não tem feito coisas boas nem aqui e nem lá fora, isso que eu quis dizer...
mas enfim! uaheuaheuaehea

arruma pelo menos uns 5 nego pra participar do fórum que ae eu 'perco meu tempo' pra criar, frmza?
;*

Rodrigo Paulista GiL said...

Oooow TIM!!! Leva aquele teu iPod-Mega com esse disco do Jorge interpretando Bowie!! Quero ouvir!!